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2 de dez. de 2014

Considerações antes de fazer um trabalho espiritual; Preceitos para entrar ou retirar qualquer coisa do cemitério; O que são Ebós.

CONSIDERAÇÕES ANTES DE FAZER UM TRABALHO ESPIRITUAL 

Toda vez que for arriar um trabalho espiritual, em qualquer lugar, deve-se pedir licença aos donos daquele local (encruzilhada, estrada, mata, etc). 


Sempre que sair com um trabalho à rua, quando sair da arriada, sair de frente para oferenda, dando sete passos para trás e depois sim, vira-se e segue o caminho normal. 


Volte para casa por um caminho diferente do que você foi ao arriar um trabalho.


Após entregar a oferenda ou trabalho, se puder, deve-se levar: sete ovos crus ou sete bolas de farinha crua com água e ir passando pelo corpo e despachando, estourando pelas costas, para se livrar de qualquer má influência que por ventura estiver lhe acompanhando. 


É importante que sempre que voltar para casa, antes de entrar em sua residência, se despache a rua com um copo de água, que já deve ficar na porta para esse fim. Fica-se de costas para rua e joga-se um pouco de água a sua frente, um pouco do lado esquerdo, outro tanto do lado direito e o que restar por cima de sua cabeça para trás, na rua. Muito bom, também, já deixar um banho de ervas maceradas, para sua volta, caso não saiba fazer uso das ervas, tome o banho de asseio usual, com sabão da costa africano ou sabão de coco, dos pés a cabeça e após, um banho morno com água e nove pedras de sal grosso, do ombro para baixo e não se esqueça de acender uma vela para seu Anjo da Guarda. 


Aliás, o correto, é sempre antes de fazer qualquer oferenda, é acender sua vela branca, com copo d’água ao lado, em local alto, limpo e seguro, para seu Anjo Guardião; o mesmo servindo, também, antes de sair a rua para qualquer despacho. 


Para obter bons resultados em nossas oferendas e trabalhos, o ideal, é fazê-los de corpo limpo, ou seja, com resguardo antecipado de pelo menos três dias antes.

Esse resguardo de corpo consiste de abster-se de bebidas alcoólicas, fumo, sexo, comidas pesadas, festas ou saídas, e de roupas escuras. Após fazer qualquer tipo de trabalho, também se deve executar, por pelo menos três dias o resguardo de corpo. 


Outro ponto importante e ideal é fazer uma limpeza espiritual, mesmo que seja pequena, para que a oferenda seja bem executada e recebida; Assim seu corpo estará liberto de qualquer negatividade e limpo, para receber os fluídos benéficos da obrigação. Essa limpeza pode ser de vários modos, seja utilizando elementos passados no corpo, como um ebó, um banho de ervas amargas e até mesmo um defumador. Também pode ser das três formas descritas em conjunto. 


Antes de cuidar de qualquer Pombagira, deve-se cuidar do Orixá da coroa, ou seja o guia principal, pois assim garantimos o equilíbrio da situação. Orixá não caminha sem exu, e exu por sua vez, executa as ordens do seu Orixá. 


PRECEITOS PARA ENTRAR OU RETIRAR QUALQUER COISA DO CEMITÉRIO


Estar de corpo limpo. Acender, antes de sair de casa, uma vela de sete dias para o seu anjo de guarda. Deixe um copo com agua na porta de entrada de sua casa. 

Ao chegar no cemitério, antes de passar pelo portão, diga: "Alupô senhor Bará, dê licença". No portão,  diga: "Salve o dono desta porteira". Leve duas moedas, Jogue uma quando for entrar no cemitério e diga: "Estou pagando para entrar". E jogue a outra quando estiver indo embora e diga: "Estou pagando para sair".

Acender uma vela no cruzeiro. Acender uma vela para o dono do cemitério, Exu Caveira, pedindo licença para apanhar o que quiser. Acender uma vela para Obaluaê e Omulu. Acender três velas para os Eguns, donos dos ossos. Fazer segunda-feira à noite.


Ao sair, saia de costas para a rua (sempre de olhos abertos), então vire de costas para o cemitério e vá embora. Antes de ir para casa, entre em uma igreja e faça orações; se puder, mande rezar missas. Entre em uma feira, shopping ou mercado, não precisa comprar nada, apenas passeie. Depois vá para casa. Antes de entrar em casa, retire os sapatos, lave as solas e lave a roupa utilizada. Se não lavar no ato, deixe-a de molho. Abra sua porta, pegue a água e passe o copo três vezes na sua cabeça, Jogue a água na rua. Após o banho de asseio, tome banho de descarrego e vista roupa clara.


Para finalizar essas considerações, vem a questão do merecimento. Não basta somente fazer oferendas e trabalhos. Existe o principal fator: você só obtém vitória se realmente estiver agindo corretamente e tiver o merecimento de tal situação. Portanto, antes de fazer o mal a terceiros, lembre-se que existe a Lei do Retorno, e que toda vez que você usa de uma força, entidade, para praticar maldade, você estará incorrendo em erro grave, pois estará prejudicando não somente seu inimigo, e a si mesmo, mais as forças utilizadas para tal ato. Cuidado, pois o preço cobrado posteriormente a quem visa somente atingir seus objetivos sem nenhum limite, é bem alto. 


O QUE SÃO EBÓS


São uma série de rituais visando corrigir várias deficiências na vida de um ser humano (saúde, amor, prosperidade, trabalho profissional, equilíbrio, harmonia familiar, etc.) A composição de cada ebó depende de sua finalidade e seus componentes irão desde bebidas, frutas, folhas, velas, adornos, alimentos secos, mel, dendê, louças, artefatos de barro ou ágata.


O termo ebó tem pelo menos 2 significados práticos. O primeiro quando é usado para denominar um processo de limpeza, chamado também de sacudimento por muitos. O segundo quando é usado genericamente para o ato de fazer uma oferenda e as vezes para a oferenda em si, não importando se esta oferenda é uma comida ou sangue. 

A palavra ebó – significa sacrifício e devemos entender isso de uma forma ampla e não somente o que requer sangue. O ebó uma oferenda a ser feita para os ancestrais ou orixá (òrìṣà) em agradecimento por benção recebidas ou na intenção de resolver problemas ou obstáculos, abrir portas e oportunidades. Os itens normalmente se compõe de itens comestíveis como frutas frescas, água, bebidas destiladas, mel e azeite. Além disso o ebó (ẹbọ) pode conter outros itens como dinheiro, roupas, búzios e ervas. 

Alguns tipos de ebó são colocados dentro de casa e outros devem ser colocados no tempo. Ebó, é assim uma oferta ritual, um forte elemento e o motivo final do processo de consulta ao oráculo. Ele tem uma função central no processo de consulta. O ritual de oferta consiste de uma liturgia elaborada com objetivo de apresentar uma comida e bebida através dos quais o homem manipulará e usará para intermediar com as divindades em seu próprio benefício. O relacionamento entre os seres humanos e as divindades é expressado e obtido através da execução de rituais e liturgias, e isso ocorre em qualquer religião sendo essa, a ritualização, a base da necessidade e existência das religiões uma vez que a sua razão é a ligação entre o homem e o divino. A colocação ou citação do oráculo como parte do processo de um ebó é intencional, em se tratando de Candomblé ou de Ifá, não existe sentido em se estabelecer a necessidade de se fazer um ebó sem que o oráculo esteja envolvido. Estamos tratando de uma processo de transmissão, equilíbrio e reposição de axé através de orixá e com a interferência de um “operador” qualificado o sacerdote, dessa forma a necessidade disso, a composição, local, etc. tem que ter sido definido através do oráculo, é assim que as coisas funcionam, isso não é Umbanda. Os rituais e litugias conectam o mundo físico ao mundo espiritual de forma a trazer harmonia e equilíbrio para o nosso dia a dia. 

A realização das liturgia e rituais através do ebó re-ordena e corrige o relacionamento entre a divindade e o homem trazendo o equilíbrio que se deseja. Segundo Abímbọ́lá, todo conflito no cosmo Yorùbá pode ser eventualmente resolvido através do uso do ebó. O sacrifício é a rama que traz a solução e tranquilidade ao universo e que ordena os problemas do dia a dia.


Quatro coisas são importantes para a eficácia de um ebó . - 

A primeira é o correto uso de cada elemento ritual que é especificado para o odù que foi revelado na consulta ao oráculo. 

- Segundo isto tem que ter objetivo e propósitos reais e sinceros. 

- Terceiro, tem que ser espiritualmente tratado por sacerdotes. 

- Quarto, existe a necessidade de existir uma integração entre o sacerdote, o consulente e as forças espirituais que serão movimentadas para se obter o resultado desejado. Mais ainda, quando este relacionamento é próximo, as ervas, se forem necessárias, irão curar de fato. 

Algumas vezes o ebó não virá na forma de uma oferenda física, mas sim através de regras de comportamento e proibições. Por exemplo, não frequentando alguns lugares, não consumindo determinado tipo de alimento, não fazendo determinado tipo de tarefa ou comportamento, adotando uma rotina de rezas, etc.. Uma parte muito importante de um ebó (ẹbọ) é se determinar a quantidade de tempo que ele vai ficar exposto e o local onde será colocado depois. Normalmente os ebós são colocados em algum lugar da natureza. 

Esta definição é parte do processo do oráculo. Mas em relação a seu significado o mais importante é entender que o ebó é mais do que um conjunto de itens físicos. Ele é parte de um sistema de forças e energia que é movimentado no momento em que se inicia a consulta ao oráculo, quando olódùmarè se utilizará de Orunmilá e de seus ministros, os orixá e ancestrais, para poder mudar ou corrigir uma determinada situação, e neste processo, Bará é o elemento transportador de energia, ou axé. Assim todo o conjunto espiritual que compõe os fundamentos da religião se movimentam através de uma simples consulta a Ifá, ou seja, um jogo de búzios. Não podemos entender o significado de um ebó (ẹbọ) se não compreendermos este sistema metafísico que está envolvido e suas diversas engrenagens.