Pombagira Dama da Noite está associada com a flor de aroma inebriante do mesmo nome (Cestrum nocturnium), com a qual manipula perfumes e óleos para a sedução.
Ela vibra em prostíbulos, motéis, locais de entretenimento (casas de show, bares, teatros, boates) e no erotismo da noite.
Apresenta-se como uma bela dama de cabelo curto preto e vestido negro (por trabalhar com a Linha das Almas), luvas compridas e fumando piteira. Sua presença espiritual em um ambiente é notada pelo cheiro da flor dama-da-noite, aroma que, quando incorporada, solicita, seja em perfume ou essência.
Ela é pombagira de fé
que trabalha de acordo com a maré
À meia-noite, ela dá sua risada
Saravá, Dama da Noite, rainha da madrugada".
Suas preferências são as mesmas de outras pombagiras, porém é mais refinada, com um gosto específico para champagne branco, martini com cereja, bombons; flores brancas; velas brancas e cigarrilhas de filtro branco. Recebe oferendas com itens em quantidade de sete (seu vínculo com Exu) ou treze (sua ligação com a Linha das Almas).
OFERENDA PARA POMBAGIRA DAMA DA NOITE
Farofa com mel enfeitada com sete galhos/ flores de dama-da-noite. Forre o chão da encruzilhada com pano preto e ofereça com cigarrilhas brancas, champagne branco e um perfume (pode ser essência de dama-da-noite).
FEITIÇO DE UNIÃO (Pombagira Dama da Noite)
Escreva o nome completo do homem em uma vela em formato de pênis, de baixo para cima, o nome completo da mulher em uma vela em formato de vagina, de baixo para cima (também pode ser uma vela em forma de casal); amarre-as juntas com 7 fitas: vermelha, amarela, laranja, rosa, branca, azul claro e azul escuro, dando 7 nós. Deixe aos pés da imagem de dona Dama da Noite, sem acender, oferecendo uma taça de champagne e um cigarro aceso. No sétimo dia, acenda as velas.