Manifesta-se como uma típica menina (ainda que maliciosa), rindo, vestida de vermelho. É uma menina-moça, companheira de Exu Mirim; representa a energia e os atrativos da juventude. É especialista em atrair e conquistar rapazes - homens jovens e solteiros até 21 anos. Vibra em locais onde os adolescentes gostam de se encontrar, especialmente onde há dança, bebidas alcoólicas e atividades ilícitas são realizadas, encruzilhadas de praças e escolas, jardins situados em vias públicas ou parques infantis, sempre observando o que diz a entidade, podendo então a mesma alterar o local da entrega. Seus médiuns geralmente são pessoas com aspecto jovial, independente da idade.
Sua ajuda é muito grande, especialmente se for para evitar que uma adolescente virgem "se desvie". É a mais indicada para encontrar o amor verdadeiro e não relacionamentos temporários de prazer sensual, que tendem a ser o caso quando alguém pede um amor à uma pombagira.
Possui grande força também para curar casos de "paixonite aguda" muito comum em adolescentes, e mesmo ajudar a recuperar um amor perdido, desde que seja realmente amor, e merecedor dele.
Apesar de aparentarem uma doçura incomum às demais Pombagiras, a Pombagira Menina usa essa artimanha para enlaçar, hipnotizar, desfocar e manipular as pessoas, quando negativadas. Aprenderam a sobreviver em Terra hostil e controlar todo tipo de situação, pois, agiam sem o apoio da força física e sem parâmetros mais maduros. Aprenderam na dor e cresceram em meio ao ódio, mas, se fizeram fortes o suficiente para terem sua própria Legião.
São vorazes e traiçoeiras quando finalmente acabam com suas vítimas, pois, facilmente conduzem as pessoas ao erro. Uma de suas maiores características está na arte de 'ler' as pessoas e enxergar os reais que desejam das mesmas. Os adeptos a evocam solicitando forças para seus problemas amorosos (se não para casado), abertura de caminhos, casos de injustiça, abandono, saúde, jovialidade, energia, controle dos vícios, ascensão intelectual, dentre outros objetivos.
"Linda Menina Por que me faz sofrer? Se essa lua que tanto brilha Não brilha mais sem você!"
Bebida: Espumante rose, Vinho branco adocicado, Licor (principalmente o “Amarula”) ou vermute. Por vezes aceita Batidas feitas com coco, anis ou amendoim.
Comida: Farofa doce, acompanhado de maçãs, bombons licorosos (fora da embalagem), cerejas em calda e fios de ouro (doce).
Fuma: Cigarrilhas ou cigarros finos.
Objetos de Poder: Punhais, pulseiras, anéis, tiaras, colares, pedras preciosas, moedas douradas, bastões, maquiagens, vestidos bordados, espartilhos, dentre outros objetos.
Flores: Rosa vermelha, rosa e champanhe, assim como, Gérberas avermelhadas.
Dia da Semana: segunda e sexta-feira.
Ponto de Força: Originalmente nas Encruzilhadas de Lira, entretanto, recebe nas encruzilhadas de todos os Reinos e no Cruzeiro das Almas.
Oferenda para Pombagira Menina:
Farofa de mel com 21 pimentas biquinho arrumadas em círculo. Uma garrafa de champagne rosé, 7 cigarrilhas e 7 balas de morango. Deixe em um parque infantil ou praça, com uma rosa vermelha ou amarela aberta, sem espinhos, lambuzada de mel.
"Olha que menina linda,
Olha que menina bela,
Ela é Pombagira Menina
Me chamando da sua janela
Prá fazer amor com ela".

