PERFUME
20 ml de essência
80 ml de álcoolfix
total: 100 ml
COLÔNIA
10 ml de essência
90 ml de álcoolfix
total: 100 ml
ÁGUA DE CHEIRO
5 ml de essência
95 ml de álcoolfix
total: 100 ml
COMO FAZER PERFUME DE PÉTALAS DE ROSA
Receita 1: Perfume à base de álcool
¾ de xícara de pétalas frescas de rosa.
½ xícara de vodca ou álcool de cereais.
2 ½ xícaras de água destilada.
Vidro grande com tampa.
Colher de pau.
1 ou 2 vidros de perfume vazios.
Coador ou gaze.
Lave as rosas com delicadeza na água fria (água morna libera os óleos aromáticos da flor antes do tempo). Ao lavá-las, você tira os fertilizantes, a sujeira, os insetos e outros contaminantes indesejáveis no perfume. Dependendo do tipo de rosa e do tamanho das pétalas, você precisará usar entre uma e três flores.
Despetale as rosas até obter ¾ de xícara.
Coloque as pétalas em um vidro grande com tampa. Deve comportar pelo menos 5 xícaras de líquido e ficar bem fechada.
Despeje ½ xícara de vodca no vidro e deixe as pétalas de molho por 24 horas. Uma vodca que contenha 40 a 50% de teor alcoólico é a melhor opção. Guarde o vidro em local fresco e escuro, como no armário. O álcool é conservante, portanto não precisa colocar na geladeira.
Macere as pétalas por 45 segundos com uma colher de pau. A colher de metal pode adicionar elementos metálicos indesejados no perfume.
Adicione 2 ½ xícaras de água destilada. Quando mais você colocar, mais diluído fica o aroma do perfume.
Tampe o vidro e deixe-o num local escuro e fresco por quatro a sete dias (pode enterrar em vaso de planta). Uma vez por dia, mexa as pétalas e pressione-as novamente com a colher de pau, mas não ponha mais água destilada. Recoloque a tampa em seguida.
Coe a mistura (peneira, pedaço de gaze) e passe o líquido para um vidro de perfume. Para preservar melhor o perfume, guarde-o na geladeira e agite-o antes de passar. Ele dura cerca de um mês. O aroma fica mais forte se você aplicar o perfume nos pontos com maior circulação sanguínea, como nos pulsos e no pescoço.
Receita 2: Água de rosas perfumada
½ xícara de pétalas frescas de rosa.
½ xícara de água destilada.
2 tigelas médias.
Pilão.
Coador ou gaze.
1 ou 2 vidros de perfume vazios.
Funil pequeno.
Colher de pau (opcional).
Lave as pétalas de rosa, junte ½ xícara de pétalas em uma tigela média. Acrescente ½ xícara de água destilada morna na tigela. A temperatura da água ajuda a flor a soltar os seus óleos. Se desejar, deixe as pétalas de molho por uns cinco minutos. Quanto mais tempo elas ficarem de molho, mais forte é a fragrância do produto final.
Coe o líquido em uma segunda tigela. Não jogue a água fora, reserve-a.
As pétalas devem ficar retidas no coador e a água deve ficar na outra tigela.
Macere as pétalas com colher de pau. Se não quiser macerá-las, nem precisa coar nada.
Coloque a água da segunda tigela junto com as pétalas de novo. Mais uma vez, deixe-as de molho por pelo menos cinco minutos. A essa altura, as pétalas maceradas e a água destilada devem estar na primeira tigela.
Repita o processo de coar e macerar as pétalas até que a água ganhe uma coloração marrom-alaranjada. Caso a rosa utilizada seja vermelha, a água deve ficar marrom-avermelhada. Não seja violento na hora de moer as pétalas, pois a água espirrada significa uma quantia desperdiçada de perfume.
Coe o líquido pela última vez e esprema bem as pétalas. Uma colher pode ajudar a extrair o máximo de água. Em seguida, passe o líquido para um vidro vazio de perfume usando um funil pequeno. Pronto! Agora é só guardar o perfume na geladeira para ele durar mais.
PERFUME DE POMBAGIRA
Água mineral, álcool de cereais + 7 ingredientes: 3 cravos-da-índia, salsa desidratada, pétalas de rosa vermelha, pétalas de calêndula (ou de amor-perfeito ou de flor de pimenta), 1 colher (chá) rasa de canela em pó, 1 colher (chá) rasa de anis estrelado em pó e gotas de uma essência floral (dama-da-noite, almíscar, verbena, etc).